Fundado em 1932
Adesa a Federação Espírita do Estado de São Paulo
Adesa a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo


Departamentos - Enxoval

ENXOVAIS PARA RECÉM-NASCIDOS
Fundado em 30-06-1948

Departamento de Enxovais Pré-agasalho ao Recém-Nascido pobre "BENEDITO DA CUNHA".

Histórico: Foi o nosso irmão Eusébio de Moraes Rosa, justamente com sua esposa Anita Kuntz Rosa que tiveram a idéia de fundar um departamento com a finalidade de agasalhar os recém-nascidos pobres.
Isto ocorreu após os irmãos terem sido chamados a socorrer uma senhora que dera a luz no porão do Fórum Velho, e o bebê nada tinha para vestir, nem um pedaço de pano para agasalhá-lo.
Corria o ano de l948 e tendo como diretores o Sr. Eusébio e Dona Anita, como patrono espiritual o irmão "Benedito da Cunha" e fazendo parte da Comissão Visitadora as irmãs: Maria Soares Aguiar, Inez Brenga, Esther Brenga, Tereza Morales Garcia, Paulina Wodewotzky Pinto, Josaefina Wodewotzky, Mercedes Laureano, Avelina Guerrero, Geralda Fonseca, Ondina Gonçalves Lacerda, Candida Pinilla, Maria Augusta, Aurora Zago Oliveira, d. Mariquinha e as jovens Ana Morale e Antonia Guerrero, entrou em funcionamento o Departamento de Enxovais, seguindo até os dias de hoje.

Desde o início, o Departamento funciona da seguinte maneira:
- é feito um cadastramento da gestante, com todos os seus dados.
- A seguir uma visita à residência dessa mesma gestante, para comprovação de carência; havendo a real necessidade do enxoval, o visitador deixa um cartão com a pessoa visitada.
- Ao nascer o bebê, algum familiar, de posse do cartão mais o comprovante do Hospital, o cartão carimbado com o pezinho do nené, virá retirar o enxoval.

O Departamento se mantém com a ajuda dos sócios-contribuintes, Bazar-Permanente ( venda de artesanato), Donativos em dinheiro e em espécie e com as Festas Anuais em caráter beneficente, feitas pela Casa de Caridade.

Atualmente cada enxoval é composto das seguintes peças:
- 1 cobertorzinho, 1 manta, 4 pacotes de fraldas ( num total de vinte), 4 pagõeszinhos, 2 sabonetes, 2 calças plásticas, 2 sapatinhos, 2 meias, 1 casaquinho de lã.

Nos dias de hoje , as peças são compradas prontas, mas no início, eram compradas peças de flanela e morim, para confecção dos paletozinhos, cueiros, mantas, pagãos e faixinhas de umbigo, como era costume na época.

Esperando continuar contando com a colaboração de abnegados irmãos que nos ajudam levar adiante a tarefa iniciada há 53 anos e sempre com a orientação segura dos Mentores Espirituais desta Casa, deixamos a todos o nosso Deus lhes pague por mais esta oportunidade de praticarmos a CARIDADE preconizada pelo Mestre Jesus.
( Nilza Lacerda Cardoso)

Voltar