Fundado em 1932
Adesa a Federação Espírita do Estado de São Paulo
Adesa a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo


Departamentos - Orquestra Centro Espírita Fé em Deus
Iniciava o ano de 1952. Naquela época Sorocaba se caracterizava pelas grandes concentrações artísticas que, normalmente se processavam nos clubes e praças da cidade. Eram cada canto , a qualquer hora, era freqüente a reunião de grupos de músicos que faziam de Sorocaba uma cidade totalmente harmônica, através da força viva da música. No entanto, mesmo com a extinção da Corporação Musica Santa Cecília, no mesmo Ano de 1952, a arte musical não foi interrompida. Nascia uma nova Orquestra. Uma Orquestra de Amadores do Centro Espírita fé em Deus.

Após 38 anos de efetiva participação cultural, a Corporação Musical Santa Cecília foi extinta em decorrência do número reduzido de músicos participantes, No entanto, esse fato levou a direção do Centro Espírita Fé em Deus a fundar uma Orquestra, com alguns membros da Santa Cecília .

A Diretoria do Centro sempre somou esforços para manutenção da Orquestra e nesse inicio foi de grande valia o esforço de toda a Diretoria do Centro, notadamente dos senhores Luiz Brenga, Messias Fonseca, Antônio Belini, Carmo Brenga , Milton Brenga e Clóvis Brenga, além do maestro Raphael Juliano.

Então, em 1952, o maestro Raphael Juliano começou a dirigir o mais novo grupo musical da cidade, que, a princípio esteve constituído pelos violinistas Messias Fonseca, José Pineda, Antônio Palazon, Gentil Lobo; clarinetistas: Antônio Prestes, Maurício Guilherme e Antônio Belini; trompetistas: José Juliano e Clóvis Brenga; saxofonista Mário de Almeida Lima; contrabaixista Antônio Prestes e por Ivani Moraes Rosa, Luci Moraes e Irene no acordeon. As partituras eram trabalhadas com o máximo carinho pelo maestro Raphael Juliano, cujo repertório variava de Bach a batuque, pois a finalidade era de agradar a todos.

De 1952 até 1966, a Orquestra foi regida pelo seu fundador Raphael Juliano. A partir dessa data, o regente é seu filho José Juliano, que após haver exercido essa função com raro brilhantismo por muitos anos, atualmente está afastado por motivo de doença e mesmo assim acompanha com muito interesse as atividades da Orquestra. Seu substituto atual é o senhor Placer Martinez Peres.

Desde o início de suas atividades até hoje, basicamente, as apresentações da Orquestra são realizadas em festividades do Centro e de outros Centros Espíritas, assim como, em entidades assistências.

Paralelamente as atividades da Orquestra, o Centro Espírita Fé em Deus também desenvolve programações didáticas aos alunos de música. O departamento de música foi fundado em 13 de junho de 1955, pelo senhor José Juliano, com a finalidade de ministrar aulas gratuitas aos interessados. Atualmente as aulas são ministradas aos sábados, das 14 h. as 15 h. sob a direção do música senhor Gerson Meira. As aulas têm se mostrado muito produtivas, pois , vários ex-alunos hoje fazem parte da Orquestra, assim como de outras orquestras de renome.


Voltar